Tuesday, July 10, 2007

O meu caro Budah enviou-me este mail:
"Quando o monitor está todo branco (uma página do Word, por exemplo), o computador consome cerca de 74 watts. Quando está todo preto, utiliza, em média, 59 watts. Partindo deste princípio há alguns meses atrás, Mark Ontkush escreveu um artigo sobre a economia quepoderia ser feita se a página do Google possuísse um fundo preto em vez debranco. Levando em conta a altíssima popularidade do site, seriam economizados, segundo os cálculos de Mark, cerca de 750 megawatts/hora por ano. Em resposta ao post, o Google criou uma versão toda escura do seu search engine chamada Blackle.com http://blackle.com/, que funciona exactamente igual àversão original mas consome menos energia." Ideia interessante e útil devo confessar. Ainda por cima o preto é uma cor muito mais avant garde!!!!

Saturday, July 07, 2007

Nome próprio Maria... de manhã


Manhã.
O sol espreita no horizonte que ainda estremunha entre dentes que preferia ter ficado mais tempo na cama. Um devagar lento, suave e calmo que deixa entrever o movimento nas ruas e avenidas. Os cheiros das tranças, dos croissants, dos pastéis de Belém ou das bolas de Berlim que adoçam a quietude das calçadas. É um bailado com hora e minuto marcado, um movimento que rapidamente passa do silêncio a um frenesim de carros, pessoas, barcos, um montão de colégios, escritórios e muitos suspiros pelo andar que não se nota.
Descobre-se em cada passada mais ou menos apressada que há vidas que vão para além das bolhas que construímos à nossa volta ou das células que constantemente lançam dióxido de carbono e entopem a atmosfera “light” da altura. É o pardal na árvore em frente à janela (outrora despida), nos minutos em que a betoneira e o martelo pneumático sustêm a respiração. Um parque de gentes que procuram os corpos e os dinheiros dos outros que se pinta de roxo. Uma tela, um miradouro, uma luz, um pincel que se derrete na boca de um soslaio à paisagem. Um pintor que imagina, um escritor que ressaca de inspiração… Um vaivém que embate no cais preenchido por um magote de pontos negros que esvoaçam na paisagem… Um Rio que se revolta por não ser o mar de antigamente. Bocados de verde enfiados no meio do betão, que se revoltam com o cinzento tido como a cor de então. Um café. Uma vidraça. Uma espera, uma cadeira, um reflexo que bate no vidro, um sol que aquece a face. Um arrastar de pensamentos no meio do calor que descongela.
Cabelos loiros meios revoltados por não assumirem a regra do liso ou do encaracolado. Olhos azuis da cor do azul que se estende para além da luz que ilumina o quarto. Corpo esguio de criança que quer ser mulher. Um apito que quebra o sonho. Salta da cama, lava a cara com água fria para não dar tempo para o sono voltar. Uma perna e depois outra de umas calças “á pescador”, uma t-shirt colorida que fazem adivinhar que gostaria de ser artista. Botas cor-de-laranja que expressam a sua vontade de descobrir o que o novo dia encerra, talvez um encanto no cimo de umas escadas íngremes decoradas com cordas da roupa e cabos do eléctrico. Come de um trago e escova cuidadosamente o aparelho que não deixa adivinhar ao certo a idade que tem. Pasta debaixo do braço.
Apanha boleia no amarelo mais perto de sua casa. Não paga bilhete. Gosta de ver os grafittis que sujam a paisagem claustrofóbica a que prefere chamar de arte urbana. Enfia nos ouvidos os phones e escolhe cuidadosamente a música do seu Mp3. Gosta de escolher o ritmo a que a cidade se movimenta, em que os transeuntes se movem e torna aquilo tudo numa sinfonia onde é ela a maestrina. A esquizofrenia das batidas da música do momento, a coreografia ensaiada para mostrar aos amigos. Sorriso estampado no rosto de quem ainda acredita que o mundo pode ser seu. Prefere ver sempre o copo meio cheio e dizem que tem o dom de falar com imagens. Seu nome próprio Maria o seu apelido é Lisboa.

Wednesday, July 04, 2007

Nada, só expectativa


Puxo a cadeira, sento-me e arrasto-a para ficar bem perto da mesa. Ligo o computador, ouço o som familiar do iniciar do Windows. Clico no word e decido de uma página em branco escrever qualquer coisa, qualquer coisa de jeito. O pior é sair qualquer coisa de jeito. Tem que ser o que alguém que não conheço considere bom ao ponto de ganhar eu o concurso. Escrevo, apago, martelo nas teclas do computador, deixo cair a cabeça no teclado, volto a levanta-la... Páro diante das frases começadas, coladas a cuspo... Estico os braços, estalo o pescoço e olho em volta... Livros e mais livros encadernados e etiquetados, normal para alguem que está numa biblioteca. à minha volta só estudantes de Medicina, Enfermagem, Engenharia... e eu ali diante de uma página em branco. Sinto-me diminuída, menos importante por não ser o futuro da construção, da operação, da cura... Apostei na invenção e isso não parece estar a resultar.... Torço a imaginação até à última gota, como se fosse roupa quando a máquina de secar avariou, como se a imaginação fosse um lençol de banho... A custo escrevo alguma coisa com qualidade, penso eu. Gravo num Cd. Abro o envelope, selo-o e envio-o. Aí dentro está uma tentativa de palavras contadas pela minha boca e pelos dedos.

Meses de espera esquecidos na prateleira...

A resposta chega e para variar nenhum prémio, nenhuma palmadinha nas costas, nada... Queria ser genialmente qualquer coisa, pronto reconhecidamente, melhor queria ter sorte, para não dizer habilidade de ganhar alguma coisa...parece que tudo em que me dedico se condena a não se concretizar...faço muito e pouco esforço, acredito mais e menos mas parece não resultar. Estou condenada ao fracasso e a viver no sonho do que poderia ter sido. Parece que falo de Portugal, mas afinal falo de mim, só de mim... Ainda acredito que Portugal pode melhorar, quanto à minha pessoa, agora no desfazer da onda da expectativa nem por isso...

Continuo a olhar o céu a ver as nuvens passar....Só queria ganhar alguma coisa...

Sunday, July 01, 2007

Bailarico


Há muito que não tinha contacto com os bailaricos da terra, e não é que ontem me encontrei com uma mistura das festas com os santos populares... e no café entrava uma aragem desagradável, muitas permanetentes e poupas dos anos 80, emigrantes do leste e muitos casais que estão sempre batidos em todas as festas e já sabem os passos um do outro de cor. e a música perguntam vocês? havia a La Bamba, o Zumba na Caneca da Tonicha e claro clássicos do "grande" Nel Monteiro. É nestes momentos que me indago....que raio de letras de músicas são estas? isto são novos expoentes da poesia nacional, assim vai daqui o meu pedido ao Ministério da Educação "Sra Ministra incluam a análise destes poemas no programa escolar de português"!!! Abaixo postei um poema digno de análise exaustiva!!!Ponham os olhos nisto e vamos criar um movimento para incluir isto no Exame Nacional!!!


"Olhó cochicho, que se farta de apitar,
Ripipipipipipi e nunca mais desafina,
Rapaziada, quem é que quer assoprar?
Ripipipipipipi no cochicho da menina..."


O que é o cochicho? O que nos ensinaram na escola? a ir ao dicionário e foi o que eu fiz "s. m., Ornit., pássaro que se assemelha à calandra;brinquedo de criança, cujo som imita o cochicho;", dai quererem apitar no cochicho da rapariga!!! Mas a minha questão é...isso não é um pouco badalhoco, aliás, pouco higiénico todos a cuspir e a soprar no mesmo sítio? mas há que notar a excelente figura de estilo "ripipipipipipi", ou seja uma onomatopeia a imitar o som do animal!!!!!

Friday, June 29, 2007

feitiço

Será que só vai lá com feitiço????? "huatchaca huatchaca... aaaaaaaaaaaauuuuuummmmmmmmmmm huatchaca huatchaca...." alguém quer falar comigo??? ligue!!!!!!!!!!!

Tuesday, June 26, 2007

Uma viagem
Um palco em silêncio
Um momento de luz
Onde um pensamento é denso
Um segredo numa mão
Um olhar por entre a cortina
A mão numa tecla traça
Um meio entretanto
Um beijo deserto...

Friday, June 22, 2007

já que estamos numa de testes.....curioso o resultado n?

You Belong in London

A little old fashioned, and a little modern.
A little traditional, and a little bit punk rock.
A unique soul like you needs a city that offers everything.
No wonder you and London will get along so well.

Se fosse um herói

Your results:
You are Superman
Superman
80%
Spider-Man
70%
Hulk
70%
Green Lantern
70%
Supergirl
67%
Wonder Woman
62%
Robin
60%
Catwoman
50%
Iron Man
50%
Batman
45%
The Flash
45%
You are mild-mannered, good,
strong and you love to help others.

Salão erótico de Lisboa

só tenho um comentário a fazer sobre o Salão Erótico de Lisboa que começou ontem na Fil e é "ah ok!". não é nada de extraordinário, não é muito grande, nem muito interessante. resultado: uma tanga que me saiu nas rifas, muitos preservativos e uma aula grátis de dança no varão... continuo com o comentário "ah ok".

Thursday, June 21, 2007

Á beira mar


"Por vezes o destino é como uma pequena tempestade de areia que não pára de mudar de direcção. Tu mudas de rumo, mas a tempestade de areia vai atrás de ti. Voltas a mudar de direcção, mas a tempestade persegue-te, seguindo no teu encalço. Isto acontece uma vez e outra, como uma espécie de dança maldita com a morte ao amanhecer. Porquê? Porque esta tempestade não é uma coisa que tenha surgido do nada sem nada que ver contigo. Esta tempestade és tu. Algo que está dentro de ti. Por isso, só te resta deixares-te levar, mergulhar na tempestade, fechando os olhos e tapando os ouvidos para não deixar entrar a areia e, passo a passo, atravesssá-la de uma ponta a outra. Aqui não há lugar para o sol nem para a lua; a orientação e a noção de tempo são coisas que não fazem sentido. Existe apenas areia branca e fina, como ossos pulverizados, a rodopiar em direcção ao céu. Éuma tempestade de areia assim que deves imaginar. " (in Kafka à beira mar, Haruki Murakami)


É incrível a propriedade que os livros bons têem para se apoderar de nós. Como uma frase é brilhante na altura certa em que nos diz alguma coisa e somente "gira" quando não tem nada a ver conosco. É como as tempestades de areia... Ás vezes quando leio algo que gosto muito fico com um nervo miudinho a chatear-me ao ouvido, talvez sejam as moelas ou assim, que me diz "Fogo devias ter sido tu a escrever isto, como podem outros escrever assim desta forma sobre como tu pensas ou sentes?". Faz-me lembrar o Museo Dali, a cada quadro, obra, rabisco, colagem, vídeo, holograma do Sr eu só repetia a frase "Este senhor é estupido!!!Estupidamente bom!!", resultado ficou-me com a máquina fotográfica!!!!!

Assim resta-me continuar com a moela a chatear-me e fazer citações das minhas passagens favoritas aqui neste cantinho malfadado (bom título para um fado!). Ah e sonhar com a noite na praia, a areia nos cabelos, o mar aos pés e a partilha de reticências num saco cama...

Wednesday, June 20, 2007

De um excerto para uma ponte

"O silêncio e o nada entre um gesto e outro deixa-te triste. Como o nevoeiro que vem do mar, esse vazio abre caminho até ao teu coração, onde se instala durante muito, muito tempo."**
Depois como uma trovoada inesperada num céu limpo apareces com os teus olhos azuis... Piscas-me o olho e finges que não foi propositado. )O teu sorriso confunde-me, não sei onde começa o charme ou onde acaba o interesse... Recuo... horas juntos e nenhuma conversa digna de registo ou de conteúdo, só um formigueiro na barriga e aquelas implicações dignas de miúdos de 8 anos! Despedimo-nos e com surpresa sinto um abraço forte, os teus braços fortes, o teu peito musculado.... Disfarço com um sorriso ou uma piada parva para fugir ao embaraço que me provocaste... Queria ter-te abraçado de volta, queria perguntar-te porque achas e dizes que és diferente... será que assim é?

Friday, June 15, 2007

Santos populares - o depois



e assim estive eu na barraca do Há-que-dizê-lo...nesta foto estou com o Rodolfo...reparem no chapéu...era uma mistura de marchante do bairro e carnaval... hoje so restam dores nos braços e dois pneus furados!!


A última cerveja da noite, pois vendemos tudo!!!!apesar das horas a acartar coisas da Graça até ao Santiago Alquimista...nunca pensei que fosse tão longe.... Há que dizer que o de t-shirt azul era fã da barraca a um ponto que andava de megafone (mini mas estridente) a fazer publicidade que quase ficou rouco.... "Olha a cerveja tão fresquinha que até arrepia".... "a bela da sangria para os meninos de engenharia"... "já não ha febras, não ha coiratos mas há cerveja a 1€"

Tuesday, June 12, 2007

Santos Populares Hoje

As sardinhas, os caracóis, as entremeadas e os coiratos já estão esgotados!
Procurem hoje um megafone de tamanho micro, uma tenda onde se veste um xaile e se canta fado, rios de sangria e de folhados, óculos especiais, a miúda das febras, a marchante com um manjerico na cabeça e uma música especial junto ao Santiago Alquimista! Lá estaremos para mais uma aventura com o Billy, desta vez nos Santos Populares.

Monday, June 11, 2007

Livros, Cinema e Santos Populares


Fui ao cinema ontem e já não me ria há tanto tempo assim com um filme. Acho que o truque é não ir preparada para ir ver algo cómico ou rotulado como comédia (essas normalmente não me aquecem nem arrefecem. Ia mesmo à espera de um drama e não foi isso que aconteceu. Recomendo a quem se queira divertir que vá ver o Jogos de Infidelidade. A história de dois casais de Manhatann, e mais não digo!


Estou a voltar a mim mesma depois daquelas semanas intensas na Ota, além do mais, agora que entro em época de exames já posso voltar ao que gosto de fazer: ler, ver filmes...ah...e preparar viagens!!Voltei a ler o "Kafka à beira mar" e ao sol, no meio do alentejo e da planície...já tinha saudades!No cinema ainda faltam ver o Zodiac, o Ruptura e o Shrek que está quase a estrear!
Para os que ainda não viram os Piratas das Caraíbas, é verdade este não tem tanta piada como os outros filmes! Mas para quem é (como eu) aficcionado por Piratas e lutas de espadas prepare-se pois essas cenas estão muito bem conseguidas!!E há sempre dois bons motivos para ver o filme: o Jack Sparrow e o Orlando Bloom...
Além do mais estamos quase nos Santos e desta vez devo-me estrear em mais aventuras...Eu e o Há que dizê-lo... talvez me possam procurar por aí vestida de marchante a vender por essas ruas..."Ólhá cerveja baratinha!!!!!"

Thursday, June 07, 2007

os resultados dizem que esta sou eu...será que os testes mentem?

Advanced Global Personality Test Results
Extraversion |||||||||||||| 60%
Stability |||||||||| 40%
Orderliness |||||||||| 40%
Accommodation |||||||||| 36%
Interdependence |||||||||||| 43%
Intellectual |||||||||| 36%
Mystical |||||||||||||||| 70%
Artistic |||||||||||||||||||| 90%
Religious |||||||||||| 50%
Hedonism |||| 16%
Materialism |||||||||||||| 56%
Narcissism |||||||||| 36%
Adventurousness |||||||||||||||| 70%
Work ethic |||||||||||||||||| 76%
Self absorbed |||||||||||| 43%
Conflict seeking |||||||||||||||| 70%
Need to dominate |||||||||||||||| 70%
Romantic |||||||||||||||| 70%
Avoidant |||||| 30%
Anti-authority |||||||||||||||| 63%
Wealth |||||||||||||||| 70%
Dependency |||||||||||| 50%
Change averse |||||||||||| 50%
Cautiousness |||||||||||||| 56%
Individuality |||||||||||||||||||| 90%
Sexuality |||||||||||||||| 70%
Peter pan complex |||||||||||||||| 63%
Physical security |||||||||||||||||||| 83%
Physical Fitness |||||||||| 37%
Histrionic |||||||||||||||||| 76%
Paranoia |||||||||| 36%
Vanity |||||||||||| 50%
Hypersensitivity |||||||||||||||| 70%
Indie |||||||||||| 43%
Take Free Advanced Global Personality Test
personality tests by similarminds.com

Sunday, June 03, 2007

Restos instantâneos

parei, pensei e queria voltar atrás para te cuspir na cara, para te dar um murro nos dentes para abusar de ti tal como fizeste com a minha paciência...deixaste-me com uma ataraxia, do dia-a-dia, não fugidia, que me contamina, entorpece, que me amacia...quis gritar-te aos ouvidos que o ventre da mãe é uma rua de sentido único que não permite volta... deixei todo este ódio putrefacto a dançar num alguidar cheio de àgua, à espera que o estendesses ou que esfregasses bem até sair a nódoa negra...

Friday, June 01, 2007

I Want to Break Free

é incrível como as coisas podem mudar. o que não se queria passa-se a querer e o que não tinha assim tanta importância passa a ter. foram 2 semanas espectaculares e já tenho saudades do pessoal, afinal eu sou a gaja do gang... quase que já so tenho pronuncia do norte e percebo de carros!I WANT TO BREAK FREE...será que vou conseguir? Um dois três quatro, está a formar rápido trambolhos!!!!

Saturday, May 19, 2007

FAP


quando necessito regressar à base empurram-me novamente para a frente de batalha, "há que conseguir sempre tudo de dentes cerrados!" é o que me dizem...desta vez esperam-se consequências físicas das dores musculares, do limpar o chão com os joelhos e de arranhadelas nos cotovelos não me livro!!!

Friday, May 18, 2007

O arranca corações


Na quarta feira fui ao FATAL ver uma peça do Técnico e fez-me pensar...
Afinal o que é teatro? O que o compõe? o que é suficiente?
Para variar na peça do Técnico os actores estavam nus, e não foi isso que não me fez gostar mais ou menos do que vi... Ok, confesso que a luz estava excelente e que as imagens visuais e de som eram fantásticas mas será isso suficiente? O que nos leva a classificar isso como teatro e não só como música, fotografia... sei lá?
Achei que o nu não trazia nada de novo ao espectáculo, não adicionava nada, não comunicava! Não é isso que se faz no teatro? Comunicar? Eo que o nu me comunicava? Nada, e assim será que vale a pena estar nú em cena? Será o facto de alguém estar a foder com uma espingarda ou a masturbar-se que faz disso teatro, que faz disso arte? Para mim que a masturbação aconteça mas que o actor esteja dentro da personagem, a viver o corpo que se masturba! Não é só "ah e tal que forte porque estão nus e se fodem uns aos outros..." onde está o actor? É só o papel de parede? O desenho, O esboço? E para mim, quando o actor não está lá é como estar a cuspir para a parede e para os olhos dos espectadores que coitadinhos vão contentes por verem pessoas nuas!!!! Vá lá!!!!!
Não posso negar a genialidade das luzes e da cenografia mas isso não basta, ou bastaria se os actores não estivessem em palco ou se mesmo sem falar estivessem dentro do personagem!!!! Comparo "O arranca corações" à semelhança entre pornografia e sensualidade, e para mim o gratuito por si só não basta. E se o texto existe na peça (pois pode não existir), há que ter cuidado com o que se diz e com a forma como se diz... A palavra é outra forma de comunicar no teatro e se é para assassinar o autor mais vale estar de boca fechada (recado para que interpretava um padre).
O mais curioso é que se me perguntarem sobre o que é a peça eu não sei responder, não houve história, não me fez pensar, não me fez odiar, nem gostar muito, apenas me fez suspirar de tanto nada que recebi (eu e muitas pessoas que estavam na audiência).
Mensagem para o pessoal do teatro do Técnico: de bestial a besta se passa num instante, se o objectivo da performance é fazer um felatio à inteligência do público, que alguém apareça nú com um cartaz a dizer isso à entrada, assim já nos preparamos para uma ejaculação precoce sobre a arte do "novo" teatro.

Monday, May 14, 2007

FATAL


É hoje que estreamos no FATAL - Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa...estou um pouco nervosa confesso mas sei que vai correr bem... espero que o público goste e claro vamos ganhar! :)