Wednesday, September 09, 2009

A casa

Estou sentada na sala enquanto dormem. Tenho medo de os acordar. Por vezes acho que exagerei no martelar do teclado e faço pausas constantes até serem absorvidos pelos ruídos da casa.
As casas antigas parecem ter uma respiração que aparece no ranger das portas, no ganir das fechaduras ou de uma tábua do soalho. Ao fundo, se nos concentrarmos, conseguimos escutar a ladainha das gaivotas em mais um dia nervosamente cinzento, é o começo do Outono dizem eles.
Estas casas sempre me fascinaram, com as datas da construção cravadas na parede a tinta meio estalada da intempérie. Esta cheira a diário, aqueles diários com várias cores que têm um cheiro a perfume que não se desgasta com o passar dos anos.
Uma máquina de rebuçados, a abóbora, a couve e sei lá que outros legumes e vegetais que afinal são saladeiras e terrinas. O orgulho do antigo que já esteve em casa de quem já não está mais. O serpentear dos candelabros e os tantos livros que nos esperam no cimo da escada íngreme. Casa de conspiradores é o que me dizem que já foi. Também eu conspiro estas palavras para não ficarem cá dentro como tantas outras vezes. Estar aqui e ouvir os passos largos de alguém na calçada, as conversas sobre as marés ou sobre o raiar das manhãs faz-me regressar um pouco a casa.
O cheiro a peixe grelhado parece penetrar pelas frinchas das portas e janelas que dão para a rua. É ver-me a andar por aqui a absorver minunciosamente os cantinhos, as montras e a tentar adivinhar os pensamentos de cada um.
Engraçado como novas memórias são facilmente agarradas, violadas e sequestradas pelas antigas, como se ainda estivesse na antiga Vila de Sines.

3 comments:

A. Talaia said...

mas que booooom!!! tive pena de nao ir ao krav - amanha teras de me por a par. talvez nos estrangulemos um poucoxinho!!

a ericeira esta de portas e janelas abertas, sempre

Roxanne W. said...

gostaste?achas que te faz lembrar a tua casa? será coincidencia?

Rui Barreiros said...

venho aqui gabar o teu jeito de escrever silenciosamente ao teclado do teu pc porque eu nao acordei com nada!