Monday, January 25, 2010

Singapura - 2 semanas o flashback

Cá estou eu finalmente a dar notícias de vida!!Não morri, nem fui engolida por nenhum dragão de Komodo ainda. A verdade é que tem havido em cansaço crónico em mim que se arrasta há 2 semanas e só agora mostra vontade em desaparecer. Tudo começou em Lisboa… Lá estava eu, vinda do alentejo com uma mala gigante com 10 kilos a mais. Queriam que pagasse 300 euros, pois achavam que consegui enfiar a minha vida em 20 kgs, portanto fomos comprar caixas dos correios para eu abrir a mala depois de horas em arrumação e estragar tudo… Ai ai, o que vale é que o meu condutor tinha muita paciência, thank you, you are my BFF lolololol

La parti eu rumo a Frankfurt com a sensação que ia comer umas salsichas, ver a neve e voltar, mas só cheguei a ver a neve. Andei eternidades para chegar ao voo de ligação, quase sempre a correr porque tínhamos partido de Lisboa com atraso. Ai e eu naquela viagem gigante até aqui, sentada sozinha junto à janela, onde tinha que pedir milhões de desculpas para ir a casa de banho, onde só havia uma tv que estava sempre a dar o sitio onde o avião estava, oh Srs da Lufthansa…uma pessoa puxa os cabelos…e que tal ecrãs nos bancos???Please sao 12 horas de voo!!!

Cheguei a Singapura e ja estava o dia seguinte com a tarde avancada. Chegámos ao hotel de taxi e o quarto só tinha msm espaco para as camas. Janela? Não existia, apenas um plasma gigante onde passavam horas de novelas indianas, filmes chineses ou o american idol, mas meus amigos o mesmo episódio over and over, ás vezes o msm em dois canais diferentes.

Levei uma estaladona do jet lag, que para quem não sabe são mais 8 horas e fiquei a sofrer os seus efeitos ate a semana seguinte. Os meus pés incharam, quase adormeci em reuniões na empresa porque o cansaco era simplesmente crónico. O calor é um abuso, quase que parece que não conseguimos respirar ao início e a humidade cola-nos a roupa ao corpo. Neste tempo curto já deu para saber que sou msm um alien aqui. Nao só e extremamente fácil encontrarem-me a mim, loira no meio da chinoquice, como tambem devo ser das mais gordas que vão encontrar. A cintura delas é minúscula e vestir um L aqui pode ser um desafio para encontrar coisas. Mini saias, mini vestidos, mini calções, tudo mini aqui…e as pessoas como eu que queriam ser decentes ficam a apanhar bones!!! Para compensar costumam ser mto acessíveis, embora o seu inglês não seja o que estamos habituados, aqui chama-lhe Singlish, inglês de Singapura, que é uma especie de inglês mais básico e com pronúncia chinesa ou indiana. As vezes é assustador.

Assustador é tambem nao saber o que comer todos os dias, aqui basicamente tudo é diferente. A escolha pode variar entre chinês, japonês, indiano, tailandês, malaio, ou continental… ai, até vos poderia dizer o que já comi, mas já nem me lembro. Sei que em tudo ha muito molho de soja, noodles (com quem tenho uma batalha diária com os pauzinhos) e picante, mesmo que eles digam que não tem. Ja provei diferentes sumos, de cana de acucar a coisas nojentas e gelationsoas que nao sei escrever o que são, ja comi indiano e até bolo de cenoura que apenas parecia uma papa castanha…

Aqui e por outro lado meninas é o reino dos sapatos, são baratos, são lindos e alguns muito confortáveis. Por isso Dani, prepara-te e só traz um par que é os que tiveres calçado. Trabalho na rua com mais centros comerciais do mundo, chama-se Orchard e eu estou no spot. Aqui é tudo fancy, e só se vê Prada, Dolce Gabana e bla bla bla a pontapé!!!Os centros comerciais, teem ligação subterrânea uns com os outros já que e quase impossível atravessar a estrada, pela rua. Eles teem muitas frutas tropicais e uma delas e o Durian, que tem um cheiro tão intenso, que é uma mistura entre doce e azedo que não da para descrever, mas que e tão forte, tão forte que é proibida comer na maioria dos sítios.

Outro dos desafios é o supermercado… Singapura produz pouca coisa, e nem sequer tem àgua própria, por isso o supermercado está cheio de artigos estrangeiros, ou seja mais caros. Mas isto significa que sejam comuns? nem por isso, há aqui tanta coisa que nem dá para fazer resumo…ora são galinhas com cabeça, ou ovos pretos, ou ervas/vegetais/coisas com ar de naha dentro de sacos, ou pringles de camarão, ou coisas que agradecemos que estejam em chinês para não percebermos o que são. Comer fora é bem mais barato do que comprar, por isso a maior parte das vezes não jantamos em casa.

Outro dos desafios pelo qual tivemos que passar, foi a procura de casa. Nao podíamos passar o tempo todo naquele cubiculo onde o chuveiro estava enfiado na casa de banho sem separação ou cortina, muito menos a pagar o que estávamos a pagar por estar numa das zonas mal afamadas da cidade. A procura de casa foi desgastante, primeiro tentámos sozinhas, mas com jet lag, e quase sem net tornou-se difícil. Resultado, fizemos como se faz aqui, contratámos uma agente amiga de um antigo Contacto e ela arranjou-nos sítios para vermos. Vimos muito poucos, e já estavamos desesperadas por um sitio para pormos as coisas. Queriamos o bom e o barato, e o perto ou seja o que não existe. Acabámos por ficar com uma casa, de dois quartos em Ang Mo Kio. Curiosamente eles chamam ang mo aos estrangeiros, mas este é um bairro familiar com poucos estranjas, a 8 minutos a pé do metro, junto a um mercado chinês onde somos as unicas brancas ás compras, ou seja a atracção local. Este fim de semana foi a mudanca. Muitos foram os taxistas que recusaram a levar as nossas malas, mas há sempre um a querer fazer dinheiro. Carregadas até aos ossinhos lá fomos nós, depois de horas a negociar com o senhorio, muçulmano, indiano, que gosta de discutir tudo, que não confia em ninguém, que quer sempre fazer dinheiro a todo o custo e que não acha piada a negociar com mulheres. Foi uma batalha penosa, que durou dias e até altas horas. Sábado foi o dia da limpeza, já que no fim daquela negociação já tinhamos asco ao homem.

O melhor é que o asco tinha motivo, ora não é que o senhor só limpava as cenas que se viam? E o melhor foi quando começámos a arredar coisas e começaram a vir baratas aos magotes…ai que nojo. Fomos comprar litros de lixívia e quase desmaiamos tal era o calor e a intensidade do desinfectante. No fim do dia ainda não tínhamos conseguido limpar tudo e simplesmente caímos para o lado de exaustão. Ontem foi mesmo terminar tudo e correr para a praia. Que não e maravilhosa mas e quente e tem agua e areia e é o que interessa. Alem do mais de certeza que escolhemos a pior lolol. Parecia que estávamos na América, já que eram so americanos e as suas esposas asiáticas. Ao menos deu para mergulhar. Cheguei a casa e novamente foi cair para o lado de exaustão.

Finalmente agora começo a ganhar energias para conhecer a cidade e já me apetece abrir o guia e ir. Hoje já comecei a marcar a próxima viagem, Hong Kong, irei lá com a Carol no Ano Novo Chinês, já que segundo consta aqui tudo fecha e só há festividades antes do ano novo, portanto pessoal no dia dos namorados estarei a namorar em Hong Kong.

Hoje já me alonguei, depois há mais, só precisava desenferrujar.

6 comments:

Dany said...

Adorei ficara a saber novidades! e espero ansiosamente por mais! ;) E vê-la se me dizes quando dá jeito que ai va porque tenho de marcar férias!

Cecília said...

Que furacão de acontecimentos O_O

Tati said...

Vai ser lindo! Isto é só no principio, os 2 primeiros meses qd ainda estamos c a chip europeu, vais ver q depois vais adorar tudo e querer experimentar ainda bem, tirando os olhos de galinha :P
e o calor húmido :P

Dp, habituas, conheces, e arrasas :)
Beijo e boas aventuras

rednosedraindeer said...

que inveja dessas coisas más que há ai!

João said...

lembro-me de nós os dois sentados na relva na quinta das conchas; se não me engano tinhas vindo de itália, estavas farta da Europa e querias mt conhecer outros continentes... e voilà!
foste atrás do teu destino e conseguiste! és uma vencedora, rossana, não te esqueças disso, nem penses o contrário. mesmo que o prémio desta tua vitória saiba a molho de soja, tenha baratas a esconder-se atrás do frigorífico ou seja feito de nhanhas com ar de nhanha, não importa, porque assim que assentares os pés verdadeiramente nesse maravilhoso "outro lado do mundo", vais ver, provar e sentir coisas únicas que nunca vais esquecer e aí vais saber que realmente venceste! =D ***

Carlos Sousa said...

xiii ate fiquei cansado de tanta aventura....
Vai contado esse épico que eu vou acompanhando com muita atenção.
Beijokas