Monday, September 15, 2008

19 de Janeiro de 2000 (parte verde)

Isto foi o que escrevi, num tempo distante, num diário com um padrão e a cheirar a armário...

"...as pessoas mais idosas da minha rua começam a desaparecer, aquelas pessoas que eu me habituei a ver enquanto criança desaparecem continuamente e apenas me parece que foram em viagem, embora seja uma das mais longas, é tão triste quando as pessoas começam a desaparecer, os nossos corações começam a chorar sangue pelos que se foram (desta vida) e, que não apanharam um bilhete com volta, mas somente de ida, os nossos espíritos inquietam-se e as nossas mentes ferem-se em busca de outra realidade menos brusca, cruel para fugir ao pesadelo, à angústia e ao temor da questão fulcral da morte, porque não podemos nós reter aqueles que amamos, não podemos ver como nos filmes, ouvir nos cd's, falar com eles nos sonhos, como somos pequenos meu Deus (se existires)! Será que é vantagem sermos racionais? Será que saber o que nos espera no fim do ciclo da renovação das almas é uma vantagem? E viver atemorizados com isto, e obcecados com o para lá do fim, ou se este não existir o porquê do fim, ou do começo, será que o embate com a morte não nos faz mais fracos, mais entregues a ela, menos vivos, o que é ser vivo então? Ter um coração que impulsiona o sangue, uns pulmões que funcionam, uma mente que pensa, e para que isso nos serve se a vida não temos. E que vida é a que temos ou devemos ter, e o que é ela? Uma morte lenta? Para que o coração nos foi dado senão para nos atormentar a mente por este sentir dor por quem não merece, compaixão por quem nos ignora, amor por quem não nos liga, saudade de quem partiu para o começo da vida eterna, amizade para com quem não nos olha nos olhos e vê que o nosso fraco músculo palpita, não nos deixa ser somente cérebro, frio, sólido, mecânico, sem a fachada dos sorrisos, as palavras das lágrimas ou a mensagem secreta dos sonhos. E o nosso coração terá companheiro? será por isso que bate, que corre, para encontrar a sua metade, a outra parte que nos fará imortal, únicos, supremos, unívocos já que o erro é também dado pelo coração. Que tal seria sermos só cérebro e coração, assim nada exterior a estes dois aparelhos supremos se sobreporia a estes, passaria por eles ou tomaria um lugar de maior destaque. A meu ver a beleza existe para compensar as falhas, as imperfeições e as carências que estes dois órgãos nos fazem viver."

Para além das tentativas filosóficas há coisas assim:

6 de Junho de 99
"Dói-me bué a cabeça. Bom já passou uma semana de globais, já só faltam 2. O teatro já está quase a ser!!!
A selecção A está no primeiro posto do grupo é pena que a de Esperanças tenha empatado. O Sá Pinto voltou a Alvalade e diziam que queriam de volta o Rei Ricardo.
Tudo indica que perdi o BI, tou bué preocupada. O André nunca mais me escreveu, o que se passará?
Distribui os panfletos para o teatro, já estava enjoada.
A festa da rádio Sines foi fixe, saí de lá às 4 da manhã. A Romana é gorda, gostei foi dos bailarinos ciganos, como dizem os espanhóis "muy guapos".
A Steffi Graf e o Agassi foram Campeões em Roland Garros."


Medo!!!
No meio do caderno estão espalhados imensos papéis que vinham com os Chocolates Baci.
Sim o nome das pessoas quem entram neste diário estão codificados!!! O melhor de tudo é que a lista para decifrar os códigos também está no diário...
Escrevi poemas anti-guerra, espantei-me com o capitalismo, revoltei-me contra a situação de Timor Leste e escrevi "espero que ganhe o Al Gore para bem de todos nós"!
Comprava Cd's dos Boyzone, dos BSB e colava os preços no diário e achava-me parecida com os Kelly Family.
Escrever um diário é cansativo, mas quase 10 anos depois é delicioso reler o que fomos...

6 comments:

Diana said...

AAAAAAAHHHHH!!!!!! MAS EU JÀ TINHA PENSADO NISSOOOOOOO!!!!!!! TU ÉS MESMO PARECIDA COM OS KELLY FAMILY!!!!!!!!!!!!!!!

Roxanne W. said...

lolololol
achas msm diana? medo por ja teres pensado nisso!!!!!

Gervasio said...

"espero que ganhe o Obama para bem de todos nós"...

Anonymous said...

LOOL!!! os trechos dos diários são sempre uma descoberta!!! LOOL!!

Mas... tu escrevias coisas muito "serias" eu acho que so escrevia cenas altamente parvas e sem interesse para ninguem :$ :S

Tenho de reler o meu diário! :P

Anonymous said...

HAHAHAHAHAHA

muito bom... eu acho que grande parte dos meus diarios sou eu a insultar o pessoal à vez.. felizmente que isso mudou com o tempo ;);)

ou isso ou eu a falar das paixoes de uma semana de duração, mas que eram taaaaaaaaao intensas...
E TU FALAS DO ROLAND GARROS?!?!?!?!?!?!

Roxanne W. said...

lol todos nós deviamos abrir um dia os nossos diários ao calhas...este era mais sério porque não era o primeiro...sim aquele primeiro que tem canetas às cores com cheiro...medo!!!