Thursday, September 20, 2007





Recordo aqueles dias de início de escola... numa daquelas escolas primárias que foram construídas na altura da ditadura...
Sente-se o começo do outono, olha-se de lado para o abandono dos vestidos com mangas em balão, a meia de renda e as hora infindáveis a jogar na rua com o Bairro inteiro, quando não era o paraíso da droga.
As primeiras gotas de chuva que deixavam o pátio com um cheiro intenso a terra molhada. As minhas sandes com queijo ou fiambre, uma banana e um Caprisone..ou quem sabe um yogurte da Yop!
É o tempo de reecontrar os colegas e mostrar as malas novas, as lancheiras novas, os lápis novos, as canetas que tinham cheiro... Adorava a ida à papelaria Coelho e os cheiros a cadernos novos, a livros por abrir... chegava a casa e abria-os com cuidado para absorver o momento de estreia de cada um... que vontade de os ler de uma ponta a outra e de fazer os exercícios todos... É tempo de regressar ao ATL e às aulas de costura, de colagens, de jogos (adorava o supermercado mas principalmente a carpintaria e o cheiro a cola de madeira, a serradura...).
Lembro-me daqueles sapatos de verniz que me ofereceste...eram pretos com um laço na frente... eram brilhantes, sem um risco... compraste-os na feira porque tos pedi... porque sempre quis ter uns... Lembro-me de andar na rua e estar sempre a olhar para os pés, de estar sempre a tentar mostra-los a alguém e receber um "que sapatos tão bonitos!" ao que eu respondia sem os dentes da frente "sim, foi o Vô que mos deu!"

8 comments:

rednosedraindeer said...

só pra dizer que ainda nem li o post mas adoro a imagem!

Roxanne W. said...

lololol é verdade!!!faz-me lembrar quem era na altura...ia a correr para casa só para ver isto....

Anonymous said...

Está muito giro! Gostei!
E também gostei muito da noite de ontem... e para que conste é tudo culpa do Luís! Ele é que te dá azar, não sou eu! =P

Anonymous said...

Quem não se recorda...
No teu tempo não ofereciam aquele leite com chocolate que tinha uma embalagem branca com desenhos feitos por crianças?
A "contínua" da minha escola, a Dona Ermelinda, fazia-nos pudim...
Jogávamos à bola num campo inclinado...
Os baloiços eram de ferro para mandar cabeçadas e partir os dentes...
O chão era de terra para esfolar os joelhos...

Agora já não há "contínuas", há auxiliares... O campo inclinado já foi alisado... Os baloiços foram substituídos por uns de plástico... o chão é feito de um material que amortece a queda...
Será que ainda há o leite?

Roxanne W. said...

é do luís de certeza...ele stressa-nos muito...temos q lhe dar um chá para os nervos da próxima joão!!!!

Roxanne W. said...

budah budah...aí tens a tuas resposta em formato de texto!... a tua infância é parecida?

Gervasio said...

Adorei!
Se alguma vez me esquecer porque é que gosto de ler os teus textos, relembra-me este.



PS: novo mail: comentario da rox! lool!

Roxanne W. said...

;) ainda bem que gostas de me ler