Tuesday, October 16, 2007

O M.

A pessoa não tem tido lá muito tempo para nada é verdade, mas a verdade é que vai ter que haver tempo para contar o meu encontro com o meu antigo colega da primária e do Liceu, o M! Aquele colega com quem passaram anos na escola mas pouco trocaram de palavras e que pouco sabem dele para além do nome? pois bem é o M.... e eu que achava que ele era um bom samaritano, algo perturbado por ter tido uma paralesia enquanto criança que tinha resultado num atrofiamento da perna e do braço direito acho... a verdade é que isso nunca me fez impressão, nem nunca pensei nele como portador de algum tipo de limitação, até o ter "conhecido" no sábado passado... Sim, era sábado à noite e estava a tomar café com as minhas amigas de escola no "Ponto de encontro" (o nome do café/bar). É o sítio mais decente para se sair naquele mísera cidade e claro era o sítio onde nós estávamos, tal como toda a gente!
Sou uma pessoa que adora "morder o ambiente" e assim sendo aquela esplanada em frente ao castelo era o local ideal para rever amigos, e relembrar conhecidos e até velhos desconhecidos.
Já tínhamos notado o ar de abandonado e de melancólico do nosso caro M à porta do bar... o corpo movia-se ao sabor da batida das colunas e da Carlsberg... Já tinha menciondo o facto mas a Liliana R. havia-se recusado a estar com ele na mesma mesa, e eu só repetia "que más", "ele não é assim tão mau!"...
A Maria e a dita Liliana resolveram abandonar o bar e lá fiquei eu e a Liliana C. a observar as gentes da terra... e lá está o assunto voltou a ser o M.... Enchemo-nos de coragem e convidamo-lo a sentar-se....
A conversa começou na escola, afinal parece que ao fim de 7 anos decidiu abandonar o Técnico (até aqui estava a perceber, a intensidade dos cursos e como aquela escola suga energias e tal...), ao passo que diz que o trocou pela Lusófona já que no Técnico está só a nata... Muito preocupadas logo lhe perguntámos como estava em termos de equivalências ao que ele respondeu para termos calma... Até aqui tudo normal achava eu...
Do nada o M. começou a falar alto e a dar murros na mesa a dizer que não havia nenhum trabalho que desse dinheiro e que não estivesse lotado... E gritava e dava murros na mesa "diz-me um que não esteja cheio", dizia ele, ao que nós respondíamos que não podia pensar assim, que podia na mesma ter uma empresa como tantas outras mas diferenciar-se numa das vertentes ( e aqui falava o marketing...). E ele só continuava a gritar "diz uma, diz uma"...!!!!
A conversa mudou de assunto e passou por temas tais como as mulheres, que ele afirma serem muitas (não acreditámos) e ele perguntou se queríamos ver o seu caixote do lixo!!!!
o M. gritou tambem que um bom Engenheiro Civil é aquele que constrói pontes, barragens e estradas, que um Engenheiro é responsável porque tem o nome na Ordem!!!! Mas não é isso que ele quer, mas já registou o nome dele na Auditoria (???? sim não faz sentido)!!! Que os nossos chefes são responsáveis, que não é possível fugir aos impostos e que ninguém o faz porque vivemos todos numa sociedade, sim porque ele é democrata! Tentei dizer-lhe que não é assim, que uma pessoa responsável é mais do que estar inscrito numa Ordem, que é possível fugir aos impostos, e que há quem o faça, apesar de não saber como... aliás que depende do tipo de trabalho que se tem...
Disse que queria ter uma casa pois aquela onde ele vive, que foi comprada pelos pais para ele morar em pleno Parque das Nações não era verdadeiramente dele, já que quando a mãe morrer o pai arranja outra esposa que ficará com a casa... dizer-lhe que não podia estar a pensar assim só me valeu mais um murro na mesa e um "tenho que pensar em tudo"!!!.Ele agora curte um novo DJ que poe música que frita miolos, é uma música cocaínada, mas ele não se mete nisso...Arrepiei-me com aquela pessoa que surgiu do nada à minha frente, alguém amargurado, que tem um punhado de frases feitas que se situam num limiar entre o pessimismo e o idealismo de alguém que viu a luz. O que interessa é parecer que refuta a opinião, mesmo que não faça qualquer lógica. Pareceu-me mesmo desequilibrado devo dizer... digamos que alguém que se aproveita de frases que não as suas é um sociopata... tive medo confesso!!!! muito medo...felizmente o nosso cerebro encarrega-se de "se esquecer" algumas partes, e isso incluiu grande parte da conversa e dos murros na mesa!!!!E já agora um recado para os meus amigos do Técnico...nunca mais digo que estão estranhos!!!! Mas confirma-se, o Técnico "frita" as pessoas!!!

10 comments:

Gervasio said...

Wow, esse caso é um grande extremo, mas sim, o IST frita mesmo as pessoas... so para teres uma ideia, desde o dia 10 de set...só nao fui ao ist 3 dias! =/

AHHHH

Anonymous said...

Mas alguém fritar em civil é raro... há muitos que chegam ao último ano com programação pendurada, com betão por fazer, ou até mesmo (casos mais raros) com as análises inacabadas... mas não justifica isso!
Já tivemos a nossa conversa sobre este assunto e já sei que lhe deste bons e sábios conselhos... ou talvez não!

Roxanne W. said...

caro gervas....temo pelo teu futuro... assim por esse ritmo cheira-me que é melhor dizeres aos teus pais para te levarem a cama e te instalarem o quarto por essas bandas...

joão é verdade que ja falamos sobre isso e neste caso garanto que me parece isolado...pelo menos eu nunca conheci niguém do técnico assim....

Anonymous said...

Eu nao disse que era assustador... eu avisei!
claro que me sinto muito mal, em julgar o M., mas eu tenho medo dele, juro!Quando ele bate com a garrafa de cerveja na mesa... arrepia-me

Roxanne W. said...

meu deus...o que mais me assustou foi mesmo o olhar esgazeado e a forma como terminou a conversa "obrigado por este bocadinho e fiquem bem"

Anonymous said...

e eu q ate tinha o M. em tão boa consideração... :S
não sei s foi do Técnico, do caixote do lixo mto xeio (ou mto vazio), ou de outra coisa qq, mas a verdade é que o M. q aqui descreves tem mto pouco a ver com o M. carnavalesco... :S
axo q tb tenho medo! :-#

Roxanne W. said...

medo dani?deves mesmo temer... e só de pensar que lhe disse "não podes ser tão negativo, pois se assim é talvez seja melhor suicidares-te"
o tacto é a minha melhor qualidade não é... (o facto é que estava a ser irónica mas duvido que ele compreendesse isso)

Unknown said...

Medo!!! é a palavra certa... sei lá se n é um serial killer ou qualquer coisa parecida.
Deviamos organizar uma isntituição de ajuda ao M....

Jorge Bicho said...

no sítio errado, na hora errada, e depois os encontros com quem não nos queremos encontrar.
Querida R,

basta desencontrarmo-nos e logo nos assustamos, quanto mais quando nos dão esses encontrões. E tu fada das viagens e do longe, logo deste de cara com o que está tão perto.
beijitos
JB

Roxanne W. said...

maria medo é a palavra certa... MESMO MEDO!!!!

JB, meu caro amigo visitante deste cantinho...é verdade os desencontros têm sido constantes...e para quando um encontro junto à fogueira?
bjs