Wednesday, April 02, 2008

Itália

Wow...já não ponho por aqui um post há tanto tempo...

Entretanto já fui e vim de Itália, já fui e voltei do Alentejo...

Digamos que ainda não absorvi bem o que foi esta viagem por Milão, Génova, Pisa, Florença, Siena e Roma...nem sei se algum dia irei conseguir absorver tudo... Ás vezes ainda sonho com os longos corredores da Galleria Uffizi e com aquele amontoado de Boticelli, MichelAngelo, Da Vinci, Raphael, Caravagio, Donatello, e mais inis e ellis...
No fim, ao entrarmos numa das muitas igreijas sentíamos que os nossos olhos e poros já não conseguiam absorver mais tectos, mais abóbadas, mais colunas coríntias, jónicas e rocócós. Não estou a dizer que não gostei, longe disso, estou a dizer que apenas as minhas coxas já absorveram Itália, nomeadamente meus amigos há que fazer uma vénia ao Parmigiano!!!!!
De Milão recordo pulseiras impingidas, pombos assassinos, mobiliário moderno de nos deixar coladas às vitrines, caixotes do lixo design, o Duomo, as Galerias Vittorio Emanuelle, uma chegada medonha, perto da meia noite ao fim do mundo do aeroporto de Malpensa e uma boleia milagrosa.

Eu e a Dany perto de pombos assassinos e do Duomo



Génova recordo a chuva, o quentinho da casa da Ana, Limoncello, o Giuseppe Garibaldi, o cheirinho do Capuccino do Palácio Ducale, a casa do Colombo e aquela festa de Erasmus com travestis que não sabiam falar inglês.


A Dany e a Ana na Piazza Mateotti (acho...)



Pisa é juventude, é as histórias do Zingo, o pessoal do Intercâmbio, o "Ah olha a torre, é mesmo inclinada", é o rio, as unhas do diabo, as torres e as ruas simpáticas.



As duas ao pé da dita...e o Andrea a passar vergonha


Firenze é MichelAngelo, a fabulosa Ponte Vecchio, o Duomo e Baptistério, a OrsanMichele, a Casa do Dante, a impressionate Piazza della Signoria, o Palácio Pitti, o David, a piazalle MichelAngelo, a Piazza della Republica, os Medice, e claro está asUffizzi.


Eu à entrada das Uffizi a apontar para o meu mestre DaVinci


Siena é medieval, romântica, a Fonte Gaia, as Loggias, as vistas deslumbrantes quando menos se espera, é sol, comer piza deitada no chão e a inesquecível Piazza del Campo.

Esta vista ninguem podia adivinhar nem esquecer

Roma é romanos claro está, ou seja Coliseo, Palatino, Forúm Romano, de Trajano, de Augusto, de César, o arco de Constatino, a luminosa Piazza Navona (pena os quatro fiumi do Bernini estarem em restauro), é maratona, é música até as tantas, é brasileiros, é chulé, é o Panteão, o tecto da Igreija de Sant'Ignacio de Loyola, a Basilica de San Pietro, são escadas, fura-filas, a esplendorosa Fontana di Trevi, filmes do Fellini, a Capela Sistina, japoneses loucos, a Bocca della Veritá (ou não), o beijo do Bafetto e os gelados mama mia que cosa!!!



Eu no Coliseu, que está muito mais intacto do que supunha...mesmo muito mais...

1 comment:

Andrea (Zingo) said...

Olha, esqueciste de dizer que Pisa é a melhor cidade de todas!! :-P
Fico feliz que gostaste do meu paìs e claramente espero-te quando quiseres!!
Beijinhos!