Thursday, August 24, 2006

silêncio

o silêncio....
desde logo me remete para o meu caríssimo Pedro Abrunhosa novamente...desta vez não para um poema mas para um sentimento....
o que é o silêncio? a ausência de ruído? um ruído interior que abafa e amordaça as nossas palavras? uma dor que queima tanto por dentro, que custa tanto a arrancar...
Mas é no silêncio que te beijo, que te sinto, que te olho...não quero que o que penso ou que diga ultrapasse o que sinto...como te sinto!
Há o silêncio forçado. Quando estamos no hospital, quando os pais estão doentes, ou mesmo quando é melhor nada dizer ao nosso irmão senão este irrompe num ataque de fúria. Há tambem o silêncio forçado pela distância, aquelas que dividem países, a de alguns quilómetros num sítio com pouca rede ou mesmo a um palmo de ti!
Será que queres mesmo o meu silêncio? Será que é o melhor que tenho a fazer? Afastar-me? Não dizer nada?
Quero que te encontres, a sério...não aguento encontrar-te encolhido a um canto, de braços cruzados no fundo dos teus olhos às vezes verdes... E se eu deixar de dar notícias? Será que significa que não quero saber de ti? Que não me interesso? Que desisti? E se continuar a insistir? Será interpretado como vontade de estar contigo, como apoio, como interesse, como vontade de ajudar? Não estará a tornar tudo mais difícil, mais pesado, e não sentirás que não respeito o teu espaço?
Há tambem aquele silêncio, aquele que não vem de fora, mas, antes se instala cá dentro como a noite toma os céus devagarinho... O silêncio de ler um bom livro no meio da Quinta das Conchas, de saborear os raios de sol no meio da praia, de ouvir os rumores do vento a embater nas àrvores, dos vaivem das ondas, dos grilos no meio da planície....
Qual o meu silêncio? Qual o preço do silêncio? Como é o teu silêncio? Como te habito?
"Quem me dera poder conhecer
Esse silêncio que trazes em ti,
Quem me dera poder encontrar
O silêncio que fazes por mim." (Pedro Abrunhosa, in Silêncio)
Qual o preço de um beijo no meio do silêncio?

No comments: