Sunday, July 01, 2007

Bailarico


Há muito que não tinha contacto com os bailaricos da terra, e não é que ontem me encontrei com uma mistura das festas com os santos populares... e no café entrava uma aragem desagradável, muitas permanetentes e poupas dos anos 80, emigrantes do leste e muitos casais que estão sempre batidos em todas as festas e já sabem os passos um do outro de cor. e a música perguntam vocês? havia a La Bamba, o Zumba na Caneca da Tonicha e claro clássicos do "grande" Nel Monteiro. É nestes momentos que me indago....que raio de letras de músicas são estas? isto são novos expoentes da poesia nacional, assim vai daqui o meu pedido ao Ministério da Educação "Sra Ministra incluam a análise destes poemas no programa escolar de português"!!! Abaixo postei um poema digno de análise exaustiva!!!Ponham os olhos nisto e vamos criar um movimento para incluir isto no Exame Nacional!!!


"Olhó cochicho, que se farta de apitar,
Ripipipipipipi e nunca mais desafina,
Rapaziada, quem é que quer assoprar?
Ripipipipipipi no cochicho da menina..."


O que é o cochicho? O que nos ensinaram na escola? a ir ao dicionário e foi o que eu fiz "s. m., Ornit., pássaro que se assemelha à calandra;brinquedo de criança, cujo som imita o cochicho;", dai quererem apitar no cochicho da rapariga!!! Mas a minha questão é...isso não é um pouco badalhoco, aliás, pouco higiénico todos a cuspir e a soprar no mesmo sítio? mas há que notar a excelente figura de estilo "ripipipipipipi", ou seja uma onomatopeia a imitar o som do animal!!!!!

4 comments:

Parrachanderson said...

Tens toda a razão, deviamos fazer um forcing para que estes poemas passassem a figurar do programa de português A.

Se não fosses tu e este post fantástico, eu continuava a pensar que um "cochicho" era o mesmo que segredar qualquer coisa.

Obrigadinho, sinto-me mais culto graças a ti e ao grande Nel, claro ;)

Roxanne W. said...

ainda bem que alguem concorda comigo, acho que deviamos começar a fazer pressão para que isto apareca nos livros. há algo melhor que analisar esta obra-prima? e andamos nos a analisar os Lusíadas anos a fio...Ripipipipipipi....

Anonymous said...

Também tens um cochicho?

Roxanne W. said...

eu...hum...boa pergunta...não tive nenhum brinquedo que imitasse a calhandra...