Wednesday, July 04, 2007

Nada, só expectativa


Puxo a cadeira, sento-me e arrasto-a para ficar bem perto da mesa. Ligo o computador, ouço o som familiar do iniciar do Windows. Clico no word e decido de uma página em branco escrever qualquer coisa, qualquer coisa de jeito. O pior é sair qualquer coisa de jeito. Tem que ser o que alguém que não conheço considere bom ao ponto de ganhar eu o concurso. Escrevo, apago, martelo nas teclas do computador, deixo cair a cabeça no teclado, volto a levanta-la... Páro diante das frases começadas, coladas a cuspo... Estico os braços, estalo o pescoço e olho em volta... Livros e mais livros encadernados e etiquetados, normal para alguem que está numa biblioteca. à minha volta só estudantes de Medicina, Enfermagem, Engenharia... e eu ali diante de uma página em branco. Sinto-me diminuída, menos importante por não ser o futuro da construção, da operação, da cura... Apostei na invenção e isso não parece estar a resultar.... Torço a imaginação até à última gota, como se fosse roupa quando a máquina de secar avariou, como se a imaginação fosse um lençol de banho... A custo escrevo alguma coisa com qualidade, penso eu. Gravo num Cd. Abro o envelope, selo-o e envio-o. Aí dentro está uma tentativa de palavras contadas pela minha boca e pelos dedos.

Meses de espera esquecidos na prateleira...

A resposta chega e para variar nenhum prémio, nenhuma palmadinha nas costas, nada... Queria ser genialmente qualquer coisa, pronto reconhecidamente, melhor queria ter sorte, para não dizer habilidade de ganhar alguma coisa...parece que tudo em que me dedico se condena a não se concretizar...faço muito e pouco esforço, acredito mais e menos mas parece não resultar. Estou condenada ao fracasso e a viver no sonho do que poderia ter sido. Parece que falo de Portugal, mas afinal falo de mim, só de mim... Ainda acredito que Portugal pode melhorar, quanto à minha pessoa, agora no desfazer da onda da expectativa nem por isso...

Continuo a olhar o céu a ver as nuvens passar....Só queria ganhar alguma coisa...

4 comments:

Anonymous said...

Se fosses ao msn, verias que tenho presentemente uma frase do Einstein que se contrapõe ao teu texto com a beleza que apenas as frases simples conseguem ter:
"Not everything that counts can be counted, and not everything that can be counted counts."
Acho que já ganhaste mta coisa, ainda que nem tudo seja genuinamente "contável". Mas podes tentar "contar" os amigos que ganhaste com o teu sorriso e boa disposição, podes "contar" as histórias e as experiências que são só tuas. Até as lágrimas podes "contar"...
Eu já ganhei muita coisa, até uma menção honrosa numa revista católica infanto-juvenil por um soneto mal amanhado sobre a fome no mundo! De que valeria isso se não tivesse amigos? Se não tivesse muito amor para dar e tanto amor a receber!
As verdadeiras vitórias, as mais importantes, aquelas que irão mostrar o meu valor, virão mais tarde... se chegarem a vir... E acredita que também há medo e receio ao pensar no dia em que tiver de abandonar a segurança das pontes de carvão sobre papel, para as pontes de betão e aço sobre rios capazes de engolir centenas de vidas duma só vez.
E já escrevi de mais, como tantas vezes me acontece, principalmente quando não sei bem o que dizer, mas sinto que tenho muito para partilhar. Um grande grande beijinho, cheio de saudades!
P.S.: não tive pachorra para rever o texto e ainda não acordei muito bem, por isso peço desculpa por qualquer falha!

Roxanne W. said...

João!nada de desculpas. nesta casa entras e às vezes não se bate à porta nem se limpa os pés. abres o frigorífico e serves-te do que quiseres!
fico contente por ler o que escreveste a sério.
desculpa o desabafo, às vezes de tantas vezes tentarmos chega a frustração... e a verdade é que ela vai chegando cada vez mais facilmente...parece que mais rapidamente nos sentimos no fundo do poço e mais dificil é levantares-te....
sabes como são os humanos têm a mania de se concentrar no que é mau e dar pouca importância ao que é bom... sei que tens muita razão. tenho muito bons amigos. podem ser poucos se contares pelos dedos das mãos, mas sei que o seu valor é incomensurável. tenho um feitio lixado sei que sim. grito quando só estou a debater ideias, quando me chateio levo tudo atrás...etc, etc, etc... mas todos devem saber que quando dou é porque quero dar, porque gosto de dar e não espero receber... faço elogios quando acredito no que digo, não faço convites por cortesia e partilho tudo o que tenho com quem gosto. tudo isto se resumo a falta de confiança em mim, no meu presumível talento e no meu trabalho...talvez por isso nunca receba nada de volta, talvez porque tenha feito tudo com medo...
tambem tenho imensas saudades tuas, de conversar contigo...sei que aprendo sempre alguma coisa nova!!!e acho que estamos aqui para aprender!aprender com os outros! :) os meus dotes de bruxa dizem que vais receber muito ainda, porque te esforças, porque acreditas e porque acredito em ti, aliás é o que me dizem os búzios!;)
beijinhos grandes
ps- volta sempre és muito bem vindo!

Anonymous said...

=D =D =D

Roxanne W. said...

;)