Monday, October 09, 2006

Brussels et Brugges




Fui à Bélgica e aprendi que bonjour é usado o dia todo!
Fui a Bruxelas e descobri que o Manneken Pis (menino que mija o símbolo da cidade) é minorca e a cidade está atafulhada de referências a esta estátua um tanto ou quanto ridícula.
Fui a Bruxelas e descobri que as cidades dos países baixos parecem todas desenvolver-se em torno de uma praça que tem a forma de um quadrado gigante. Nesta praça (em Bruxelas a Grand Place e em Brugges o Markt) qualquer um se inspiraria para escrever enquanto degusta um chocolat chaud e observa os transeuntes.
Fui à Bélgica e descobri que é preciso pagar para aliviarmos a bexiga, nomeadamente 0.30 cêntimos.
Fui a Brugges e descobri que nos podemos apaixonar por uma cidade encantada, que parece saída de um qualquer postal da Disney e deambular sem qualquer sentido de orientação afinado, e sem qualquer roteiro pré-definido em muito menos que meia hora.
Fui a Brugges e vi fazerem chupa-chupas…fiquei tão encadeada com o cheiro a açúcar que nem me lembrei de tirar fotos!
Fui a Bruxelas e descobri que têm um fascínio por cortar as árvores em formas geométricas.
Fui a Bruxelas e descobri que nem sempre o facto de existirem diversas possibilidades de nos deslocarmos na cidade (metro, tram, autocarro, comboio, táxi) isso não significa que tudo se torne mais prático ou que esteja bem sinalizado.
Fui à Bélgica e pela primeira vez viajei numa companhia de aviação low-cost, qual a verdadeira diferença?? Não servem refeições, aliás servem mas temos que as pagar e têm uns bancos mais desconfortáveis!
Fui a Bruxelas e percebi que o trânsito se interrompia por uma manifestação de 4 pessoas com um cartaz.
Fui a Bruxelas e percebi que ali ninguém pára nas passadeiras, que se conduz aos tropeções, que o sistema do metro a funcionar é da idade do pedregulho e que de 5 em 5 metros há um sinal vermelho!!!
Fui a Leuven e entendi como é bom ter carro e ir para onde se quiser quando a festa não estiver a ser boa, ao invés de se engonhar 5 horas (algumas destas no meio de encontrões, bêbados e chuva, outras a dormir na estação de comboios e outras ainda a dançar ou a tentar esquivar-me a rir da figura do pessoal depois de litros de cerveja!!!
Fui a Leuven e descobri que depois da meia-noite a única possibilidade é beber e nada de comer!!!
Fui a Bruxelas e descobri que do centro da cidade ao aeroporto são 36 euros!!!
E sei lá que mais descobri ou acho que descobri…. Existem coisas que ainda é necessário deixar repousar…apenas desejo lá regressar mas com neve! Apesar do tempo lá ter estado um pouco invernoso! Coisa estranha quando por esta altura ainda se anda por aqui de t-shirt!!!

3 comments:

rednosedraindeer said...

és tao puta por fazer inveja! traz me um chocolate, porra!

Anonymous said...

Hhmmm. Esse chocolate...
Então e fotos de Leuven, n há?

Há.Que.Dizê.lo said...

Pois, então foi esse o gajo ( da estátua) que mataste ontem. pudera, num cenário desses até eu me matava... de tanto comer chocolate... xiça... quero me ir embora. vens comigo?